1 - Atenha-se as palavras em evidência e, em seguida, responda às questões:
Poema só para Jaime Ovalle
Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...(grifos nossos)
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei. (idem)
Manuel Bandeira
a) Os termos em destaque classificam-se como advérbios? No caso de uma reposta afirmativa, procure justificá-la, indicando também a circunstância expressa por eles.
b) Transforme-os em locuções adverbiais correspondentes.
2 - Ao estabelecer familiaridade com as orações em
evidência, substitua as expressões em destaque por advérbios que retratem
circunstância de modo.
a – Com calma, o rapaz foi se aproximando dos convidados.
b – Com suavidade, as ondas tocavam seus pés à beira do mar.
c – Os policiais agiram com cautela, pois qualquer deslize poderia ser fatal.
d – Procurava acariciá-la com carinho, dada a magnitude de seus sentimentos.
e – Não compareceram ao local determinado, com certeza desistiram do passeio.
a – Com calma, o rapaz foi se aproximando dos convidados.
b – Com suavidade, as ondas tocavam seus pés à beira do mar.
c – Os policiais agiram com cautela, pois qualquer deslize poderia ser fatal.
d – Procurava acariciá-la com carinho, dada a magnitude de seus sentimentos.
e – Não compareceram ao local determinado, com certeza desistiram do passeio.
3 - (UFV-MG) Em todas as alternativas há dois advérbios, exceto em:
a – Ele permaneceu muito calado.
b – Amanhã, não iremos ao cinema.
c – O menino, ontem, cantou desafinadamente.
d – Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e – Ela falou calma e sabiamente.
4 - Partindo do pressuposto de que os advérbios são
invariáveis, analise os termos em evidência, caracterizando-os de acordo com a
classe gramatical a que pertencem.
a – Ele teve melhores chances para se destacar, por que só agora resolveu se decidir?
b – A aluna fala melhor do que escreve.
c – Atualmente, ele anda meio triste.
d – Passando por aqui, gasto menos tempo para chegar ao trabalho.
e – Onde estou as oportunidades de trabalho são menores.
a – Ele teve melhores chances para se destacar, por que só agora resolveu se decidir?
b – A aluna fala melhor do que escreve.
c – Atualmente, ele anda meio triste.
d – Passando por aqui, gasto menos tempo para chegar ao trabalho.
e – Onde estou as oportunidades de trabalho são menores.
5 - Analise os advérbios em destaque, classificando-os de
acordo com a circunstância que a eles se referem:
a- Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
b – Não me incomodo com sua impaciência.
c – Talvez eu compareça ao seu aniversário.
d – Estamos muito contentes com sua aprovação.
e – Alegremente Pedro se despediu de sua família.
a- Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
b – Não me incomodo com sua impaciência.
c – Talvez eu compareça ao seu aniversário.
d – Estamos muito contentes com sua aprovação.
e – Alegremente Pedro se despediu de sua família.
6 -Todas as expressões sublinhadas abaixo presumem
uma circunstância de tempo, exceto:
a) “E agora
era desejada também”
b) “Naquela
noite despertaram...”
c) “..não
eram ainda anunciadores de
desgraças...”
d) “A
mata dormia seu sono jamais interrompido”.
e) “...já
que os homens ainda não haviam chegado...”
7 - Os advérbios em “mente” das alternativas
abaixo designam a mesma circunstância, exceto em:
a) Os
soldados combateram estoicamente até a morte.
b) Os
fiscais sugeriram ironicamente que os candidatos fossem submetidos a um outro
exame.
c)
Possivelmente haverá uma nova oportunidade.
d) No
momento da discussão, alguns convidados saíram sutilmente sem se despedirem.
8 - “Nessa manhã, o coronel ia andando devagar
entre os cacaueiros. Ali, antes havia uma grande mata.”
As
palavras sublinhadas no período acima relacionam-se, respectivamente, às
circunstâncias de:
a) lugar,
tempo, lugar.
b) lugar,
modo, causa.
c) tempo,
modo, lugar.
d) tempo,
lugar, tempo
9 - “Ainda com as palavras da
mulher o aborrecendo, o leão subitamente se defrontou
com um pequeno rato.” As palavras grifadas nessa frase
são, respectivamente:
a)
preposição, adjetivo, artigo, pronome e
verbo.
b)
pronome, adjetivo, pronome, artigo e advérbio.
c)
preposição, substantivo, pronome, artigo e verbo.
d)pronome,
substantivo, artigo, pronome e advérbio
10 - Copie a frase em que o termo destacado expressa
circunstância de causa:
a) Agi com calma.
b) Os
mudos falam com as mãos.
c) Quase morri de vergonha.
c) Quase morri de vergonha.
d) Aquela
rua é demasiado estreita
e) Apesar
do fracasso, ele insistiu.
11 - "... levaram a adotar";
"a sua morte..."; "... não a pôs..." As três
ocorrências do a são, respectivamente:
a) preposição, pronome, preposição
b) pronome, artigo,
preposição
c) preposição, artigo, pronome
d) artigo, artigo, preposição
e) artigo, pronome, pronome
12 - Os termos grifados no período “Seus lábios
eram doces” classificam-se, respectivamente, como:
a)
numeral, adjetivo, advérbio
b)
substantivo, locução adjetiva, pronome
c)
adjetivo, substantivo, pronome
d)
pronome, substantivo,
adjetivo
e)
preposição, adjetivo, substantivo
Postagem:José Evânio
Ilustração: http://jaaprendeualgohoje.blogspot.com.br/2013/02/diferenca-entre-adverbio-locucao.html
Ilustração: http://jaaprendeualgohoje.blogspot.com.br/2013/02/diferenca-entre-adverbio-locucao.html
EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO DE
IMAGEM
1. A
primeira foto flagrou uma manifestação estudantil em Makati, nas Filipinas, em
fevereiro de 2000, no momento em que um forte jato de água era jogado sobre os
estudantes.
a) Quem
provavelmente jogava água nos manifestantes?
b) Por
que, na foto, a maior parte dos estudantes está agachada e unida?
2. Na
primeira foto, destacam-se entre os manifestantes o jovem que segura a bandeira
e o jovem que está em pé, à direita, com mochila nas costas.
a)
Levante hipóteses: Que significado pode ter o fato de o jovem que mantém
levantada a bandeira não se proteger como os outros?
b) O que
você acha que o jovem de mochila está fazendo? Que papel ele parece ter no
grupo?
3. Observe
as roupas e os objetos que os estudantes carregam.
a) Há
sinal de armas?
b) Como
você imagina que estavam os opositores dos estudantes naquele momento?
c) É
possível dizer que esses jovens mostram coragem e idealismo? Por quê?
4. Observe
agora a segunda foto. Ela flagrou uma manifestação de estudantes da
Universidade de São Paulo, em maio de 2000. Observe as roupas e os gestos dos
estudantes:
a) O que
eles estão fazendo em relação aos policiais?
b) Qual é
a reação dos policiais?
c) O que
a flor e as roupas dos estudantes representam nesse contexto?
d) É
possível dizer que esses estudantes paulistas mostram coragem e idealismo?
5. As duas
fotos retratam manifestações de estudantes em luta por causas diferentes: a
primeira contra a alta do petróleo, e a segunda por melhor qualidade de ensino.
Apesar das diferenças, ambas têm um fundo político.
a) Qual
das manifestações apresenta uma intenção mais claramente política? Por quê?
b) Troque
ideias com os colegas: A outra causa é ou não política, isto é, sua solução
depende ou não de ações do governo?
c)
Levante hipóteses: Você acha que pode haver relação entre o tipo de causa
defendida e a reação da polícia?
1. A imagem
retrata uma cena que sugere movimento e diálogo.
a)
Observe os dois militares. Qual a diferença de posto entre eles no Exército?
Justifique sua resposta com elementos da imagem.
b) O que
provavelmente a personagem que está sobre o canhão fazia antes da cena
retratada?
c) O que
impediu sua ação?
d)
Levante hipóteses: o que o soldado deve estar falando ao oficial?
2. Diferentemente
da charge — que trabalha com caricaturas de pessoas conhecidas ligadas à
política, à televisão, etc. —, o cartum retrata figuras comuns, que
representam o homem e a condição humana.
Com base
nesses dados, responda: o texto de Mordillo é uma charge ou um cartum?
Justifique sua resposta com elementos do texto.
3. O autor
utiliza no texto alguns símbolos conhecidos.
a) O que
simbolizam o canhão e os militares?
b) E a
pomba?
c) E o
ramo verde no bico da pomba?
d) O que todos
esses símbolos, unidos, podem transmitir ao leitor?
4. O cartum
de Mordillo tem uma clara intenção política e, além disso, é humorístico. Em
que consiste seu humor?
5. A foto
abaixo foi tirada na Praça da Paz Celestial, na China, em 3 de junho de 1989,
quando centenas de milhares de estudantes e populares foram às ruas exigir
democracia.
O governo
reagiu violentamente, com tropas e tanques, deixando cerca de 1 500 mortos e 10
mil feridos.
Compare a foto com o
cartum. Que elemento(s) da foto corresponde(m):
a) ao canhão, do cartum?
b)aos militares, do
cartum?
c) à pomba, do cartum?
6. A foto
retrata uma cena real, que chocou o mundo. O cartum é uma criação artística que
parte do real, mas é ficção, embora retrate fatos que podem ocorrer. A seguir,
são reproduzidos quatro comentários sobre o humor. Qual deles não explica
a relação entre a realidade e a arte do humor?
a) “O humorista [...] é um
homem como outro qualquer, que sofre as consequências da sociedade e que
analisa o que observa.” (Zélio)
b) “[O] humor é uma
análise crítica do homem e da vida.” (Ziraldo)
c) “Necessitamos do Humor
e nem sempre nos damos conta disso. Somos sarcásticos, irônicos, irreverentes,
melodramáticos, o que é inerente ao Humor.” (Geandré)
d) “[...] a razão pela
qual existe o cartum é a força da sátira, e o poder nunca, jamais, ou quase
nunca, que eu me lembre, esteve a favor do povo.” (Zélio)
...
ResponderExcluirBoa noite querida saber a resposta correta . 8- “Nessa manhã, o coronel ia andando devagar entre os cacaueiros. Ali, antes havia uma grande mata.”
ResponderExcluirAs palavras sublinhadas no período acima relacionam-se, respectivamente, às circunstâncias de:
a) lugar, tempo, lugar.
b) lugar, modo, causa.
c) tempo, modo, lugar.
d) tempo, lugar, tempo
C
Excluirótimo ajuda
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