Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

ATIVIDADE - LÍNGUA PORTUGUESA - TIPOS DE DISCURSOS / HIPERÔNIMOS E HIPÔNIMOS



1. Leia o texto a seguir, observando a presença de vários discursos:







            O sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do jornal:

          - Vinte e dois adultos enganados por um menino!  Uma criança engana vinte e dois adultos!

          Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o sinal abriu.

          O sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando:

         - vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três adultos!


Neste texto notamos a presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino jornaleiro e a do motorista. Quando se trata da voz do menino, suas falas são reproduzidas integralmente. Identifique essas falas e o sinal de pontuação utilizado para introduzi-las.

2. Observe o trecho:


“Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal.”


No trecho, a voz do personagem não aparece integralmente. O narrador é quem conta como foi o diálogo.  Reescreva na forma direta a frase dita pelo motorista, isto é, do modo como ele provavelmente a disse naquela situação.

3.    Indique o tipo de discurso (direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:

a)    Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.
b)    Ele prometeu experimentar, mas só se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.
c)     - Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana.
d) Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem” (Mateus, cap. 4).


4.    Escreva no seu caderno as orações abaixo: do discurso indireto para o discurso DIRETO:

a)    O delegado afirmou que suspeitava de todos.
b)    A esposa confirmou que seu marido tinha estado em casa na noite anterior.
c)    O rapaz garantiu que levaria as compras para a mãe daqui a pouco.
d)    O vizinho disse-lhe que não queria que ele viesse mais ali, em sua casa.
e)    A vítima pediu-lhe que ele fizesse um favor. Ficasse calado.
f)     O rapaz sussurrou que ele mesmo sabia de tudo.
g)    O garoto disse que sua mãe não iria gostar de vê-lo com a aquela revista da Play boy.

5.    Passe, no seu caderno, as orações abaixo do discurso direto para o discurso INDIRETO:

a)    O pai gritou: - Quero saber quem fez essa bagunça aqui na sala?
b)    A vendedora perguntou: - Precisa de ajuda, senhora?
c)    A cliente respondeu: - Não preciso de ajuda, estou só de passagem.
d)    A mãe ordenou: - Pare de questionar, menino, e faça rápido o que eu lhe pedi.
e)    Segundo o geólogo americano falou “Por causa da ocorrência cada vez mais tardia do inverno, os flocos de neve não mais dispõem do tempo necessário para se transformarem em gelo”
f)     De acordo com o que falou William Roberto Cereja “O Naturalismo é uma tendência que procura dar um novo tratamento ao Realismo, atribuindo-lhe um caráter mais científico, com base nas teorias que circulavam na época.”
g)    Albert Einstein disse “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.”

6. Leia o texto abaixo e responda as perguntas.

No hospício, o doido telefona para o corpo de bombeiros e avisa:

- Tá pegando fogo no hospício.

Rapidamente os bombeiros chegam ao local:

- Onde é o fogo?

O doido:

- Vocês vieram tão rápido que ainda nem deu tempo de botar.

a)    Que tipo de discurso predomina no texto acima?
b)    Quais sinais de pontuação usados para representar esse discurso?
c)    Passe todo o texto para o discurso indireto.

7. Leia o texto abaixo e depois assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações.



O HOMEM TROCADO

O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.

- Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.

- Eu estava com medo desta operação...

- Por quê? Não havia risco nenhum.

- Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...

E conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.

- E o meu nome? Outro engano.

- Seu nome não é Lírio?

- Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e...

Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.

- Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.

- O senhor não faz chamadas interurbanas?

- Eu não tenho telefone!

Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.

- Por quê?

- Ela me enganava.

Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:

- O senhor está desenganado.

Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.

- Se você diz que a operação foi bem...

A enfermeira parou de sorrir.

- Apendicite? - perguntou hesitante.

- É. A operação era para tirar o apêndice.

- Não era para trocar de sexo?


(   ) Tudo na vida desse personagem só acontecia o contrário, ou seja, coisas que não eram para acontecer.
(  ) Esse texto apresenta a voz do narrador, do paciente e da enfermeira.
(    ) Em maior parte o texto, ele é estruturado no discurso indireto.
(   ) Para indicar o discurso direto o autor do texto utiliza-se das aspas e vírgulas.
) A única coisa que deu certo na vida desse sujeito foi a sua operação, que ocorreu tudo como ele queria.

08. Preencha no seu caderno o seguinte quadro, exemplificando com hipônimos ou com o hiperônimo relativo ao grupo de palavras:

Hiperônimos
Hipônimos
AVE


gato, cachorro, cabrito, zebra
FERRAMENTA

PROFISSÃO


sardinha, pescada, salmão, dourada
FRUTAS


09. Preencha as lacunas das frases com o hipônimo ou hiperônimo necessário para a compreensão da frase.

a) Eles estão muito felizes com o novo gato._____é muito brincalhão e dengoso.
b) Meu pai comprou um carro novo. O moderno _____tem tudo o que um carro de luxo tem.
c) O “Katrina” deixou cidades inteiras arrasadas. O ____apareceu repentinamente e destruiu o que estava pela frente.
d) Os adolescentes adoram postar suas intimidades no facebook. A ________________
tem a cada dia mais seguidores.

10 – Produção Textual:

Como devem ser as relações entre as pessoas e seus animais de estimação? 20 linhas

Pesquisa e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

89 comentários:

  1. Nessa atividade eu aprendi muita coisa legal.
    Jailson Silva
    2°E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa podia colocar as respostas n ?

      Excluir
    2. Olá john, na verdade esta atividade é direcionada aos alunos da escola Arsênio Ferreira Maia, e se colocássemos as respostas no Blog não daria certo.
      As resposta são conferidas durante a correção.

      Prof. José Evânio

      Excluir
  2. Ericka Rhaiane e Inácia Kessya alunas do 2° ano E tarde.
    Na nossa opinião a atividade elaborada pelo o professor Evânio foi especial para melhorar o nosso apredizado. ADOREMOS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou melhor, ADORAMOS!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. muito bom kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. heheheee muito boom ;P

      Excluir
  3. Na nossa opiniao, achamos a atividade super legal, muito bem elaborada, e ajudou a nos compreender o capitulo melhor.
    Adorei. E agente aprendeu muito bem.
    Angelita, Rayanne Moura e Jerffeson.
    2º E



    ResponderExcluir
  4. Achei essa atividade muito interessante, muito bem elaborada. *-*
    Itamara 2º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro pegando as respostas por Bruna Kelly e que Bruna Kelly pegou por nós gênios Mikael Henrique Guedes da SIlva e Thales Lucas Costa

      Excluir
    2. Mentira viu não peguei pelo de ninguem porque sou uma aluna muito inteligente, e ao contrario de pegar as respostas eu faço é ajudar as pessoas! Obrigada *-*
      Itamara.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Fica a sua escolha, só falei a verdade kkkkkkkk :)

      Excluir
    5. Vou chorar q eu fiquei emocionado com minhas respostas

      Excluir
    6. Viiiiiiiiiiiiiiiiiixe só lamento, meus amigos vocês se acham kkkk

      Excluir
  5. Essa atividade de lingua portuguesa foi muito interessante. tivemos algumas duvidas, mas a Professora Silvia nos ajudou! Bruna & Danilo Alves. 2° B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira vc pegou as respostas pelos gênios: Thales Lucas e Mikael Henrrique

      Excluir
  6. A atividade da lingua portuguesa precisa de muita atenção, então essa atividade foi cansativa mas muito importante para nosso futuro...
    Essa atividade serviu para aprendermos mais sobre a lingua portuguesa e os objetos diretos e indiretos
    Dos alunos exemplares:
    Thales Lucas e Mikael Henrrique.
    Da melhor sala 2º "B"

    ResponderExcluir
  7. É uma atividade muuuuito Legal :)

    #CristianyKelly :)
    > 2º ano "B"

    ResponderExcluir
  8. Uma atividade muito interessante !! Gabriela Vieira 2º ano "B"

    ResponderExcluir
  9. Uma Atividade muito interessante com textos bem lúdicos e divertidos fazendo com que agente trabalhasse a mente com assuntos bem divertidos aprendendo melhor a língua portuguesa
    Luana Uchôa 2°B=D

    ResponderExcluir
  10. muito bom muito bommm gostei,gostei

    ResponderExcluir
  11. Legal ;D
    Ezequias Riquel 2°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cara esta esperando o lançamento do novo fiesta 2014 espero que chegue logo.....

      Excluir
  12. Na nossa opinião, foi muito legal, pois relembramos o asssunto do capítulo. Foi muito bem elaborado o exercício, e os textos...

    Willenia, Lais Lima
    2º 'B'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vou bebe agua de coco
      pra mim tanto faz
      gosto quando faz um buraquinho
      e cada vez eu quero ++++

      Excluir
  13. gostei muito muito muito mesmo, porque foi muito bom gostei gostei gostei gostei

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito muito muito legal muito bom mais lega muito bom mesmo legal legal interenssante legal e um poquinho mais de legal

    ResponderExcluir
  15. Samara 2º E
    essa atividade ensinou a tirar algumas duvidas do capitulo.

    ResponderExcluir
  16. Nadia- Thays Samara 2º E
    Essa atividade esclareceu muitas dúvidas sobre a língua portuguesa,´ foram muito bem elaboradas e fáceis de responder. Foi fácil de resolver porque já tínhamos estudado esse assunto em sala de aula.

    ResponderExcluir
  17. Valeu professor Evânio boa atividade, você está ensinando a verdadeira língua portuguesa, isso um dia agente vai precisar no futuro.

    ResponderExcluir
  18. AMEI O CONTEUDO APRENDIR MUITAS COISAS ESTAVA MUITO OTIMAS AS PERGUNTAS PARABENS EVANIO PELO SEU TRABALHO QUE E SHOW.....
    EDIMAELLY E DARLYNE 2°E

    ResponderExcluir
  19. Gostei!!!
    Thalia
    Tamires
    2°E

    ResponderExcluir
  20. É interessante essa atividade pois nela está incluída tudo aquilo que já estudei em sala, foi nessa atividade que consegui tirar algumas dúvida
    NADIA 2º E

    ResponderExcluir
  21. Nessa atividade eu aprendi muitas coisas que eu não sabia. Diógenes 2ºE

    ResponderExcluir
  22. As atividades foram bem elaboradas, o conteúdo está muito bom , fácil de compreender e o professor Evânio caprichou !
    Parabéns!
    Tayná Farias e Darllan 2°E

    ResponderExcluir
  23. Eu também gostei muito!!!

    ResponderExcluir
  24. Valeu professor Evânio boa atividade, vamos precisa um dia no futuro, tudo na vida temos que busca na dificuldade, ate conseguirmos valeu... 2º ano E

    ResponderExcluir
  25. Nessa atividade eu aprendi vários tipos de discursos hiperônimos e hipônimos, como fazer discursos indiretos e diretos, as formas de como fazer esse discursos.
    Aluno; Anderson Silva 2° E

    ResponderExcluir
  26. "Posso dizer que meu conhecimento sobre discurso direto e indireto melhorou bastante com essa super atividade, muito legal na sala de informática com o professor Evânio." 2º E

    ResponderExcluir
  27. A atividade de português serviu para reforça o que agente aprendeu nos últimos capítulos! Alex e Gerson 2° E

    ResponderExcluir
  28. Respostas
    1. meu filho você ta na aula de português e não sab escrever direito...

      Excluir
    2. não concorde pois minha opnião é unica.

      Excluir
    3. ISTEIRA??? OQ FOI ISSO?

      Excluir
    4. acho que esse pessoal do 2° D estar se exaltando muito!!! não posso deixar que essa turma venha novamente fazer trabalhos no LEI

      Excluir
    5. Qeum foi essa Baka??

      Excluir
    6. POD SIM! ESPECIALMENTE SE FOSSE A SILVIA

      Excluir
  29. foi mais uma aula interessante onde apredemos muito.
    gostamos muito.
    Elisângela Patricia. Nº08
    Beatriz Brito. Nº04
    2ºD

    ResponderExcluir
  30. MUITO LEGAL E FACIL.
    NILLYANNE
    GABRIELA
    2º ANO D

    ResponderExcluir
  31. Ronison Lucas Lembra o Orochimaru :)

    ResponderExcluir
  32. E QUEM TA ESCREVENDO PARECE AQUELA COBRA SELESTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode mim dizer oque é 'Seleste' ? kkkkkkkkkkkk' Celeste talvez ....séria mais certo

      Excluir
  33. Uma atividade muito legal, pois além de ser um programa interessante e diferente, ensina de um modo divertido. ;)

    - 2° G

    ResponderExcluir
  34. foi muito legal, me ajudou a entender melhor o conteúdo da matéria. Gostei da aula, foi uma coisa diferente, isso deveria acontecer com mais frequência.


    Vitória 2°G

    ResponderExcluir
  35. foi muito interessante, nós se forsamos muito pra fazer a atividade.
    deveria ter mais vezes..
    foi muito engraçado, agente aprendeu bastante..
    Josiane, Amanda, Debora, brenda, fabio alexandre..
    2° G

    ResponderExcluir
  36. achei interesante pois contribui para eu melhorar no assunto,isso deveria acontecer mais vezes!
    2°G

    ResponderExcluir
  37. ah le lek lek lek lek lek {8}
    2º g

    ResponderExcluir
  38. essa atividade foi bem legal
    fernando e gressia 2 "G"

    ResponderExcluir
  39. foi muito chato so perdi meu tempo

    ResponderExcluir
  40. gostei muito pois consegui diferencia o discurso direto e discurso indireto!!
    Marcelo Victor 2º G

    ResponderExcluir
  41. aki é 3ºD na raça!!!

    ResponderExcluir
  42. batatinha quando nace
    esparama pelo chão
    eu chonheço um menino
    q se chama besinha,miojão
    kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkk
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  43. Muito Bom Aprendemos Muito Com Essa Atividade..


    Alex N°:2
    Anderson N°:5
    2° F

    ResponderExcluir
  44. ah atividade foi mt boa muityo enteressante e divertido!
    Fabiana e Izaiana
    2° ano F

    ResponderExcluir
  45. Foi ótimo. Ajudou a tirar muitas dúvidas.
    Larissa e Aline 2º ano F

    ResponderExcluir
  46. foi muito dificio mais foi bom

    ResponderExcluir
  47. Muito Legal, Pois trousse muito aprendizado! :)
    E.k'

    ResponderExcluir
  48. ESSE BICHO TÁ DESCONSIDERANDO O NEGO

    ResponderExcluir
  49. ESSE BICHO TÁ DESCONSIDERANDO O NEGO

    ResponderExcluir