1. Leia o
texto a seguir, observando a presença de vários discursos:
O sinal ficou vermelho e lá se foi
o menino jornaleiro cantar a manchete do jornal:
- Vinte e dois adultos enganados
por um menino! Uma criança engana
vinte e dois adultos!
Um motorista abaixa o vidro, puxa o
dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal. Ao ler a primeira
página, percebe que foi enganado: o jornal era de um ano atrás. Ficou
furioso, mas justamente naquele momento o sinal abriu.
O sujeito ainda teve tempo de olhar
pelo retrovisor e viu o menino gritando:
- vinte e três pessoas enganadas por
um menino! Uma criança engana vinte e três adultos!
|
Neste texto notamos a presença de
três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino jornaleiro e a do
motorista. Quando se trata da voz do menino, suas falas são reproduzidas
integralmente. Identifique essas falas e o sinal de pontuação utilizado para
introduzi-las.
2. Observe o
trecho:
“Um motorista abaixa o vidro,
puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal.”
|
No trecho, a voz do personagem
não aparece integralmente. O narrador é quem conta como foi o diálogo. Reescreva na forma direta a frase dita pelo
motorista, isto é, do modo como ele provavelmente a disse naquela situação.
3. Indique o tipo de discurso (direto
ou indireto), empregados nos textos abaixo:
a) Quando o pai chegou, perguntou à
mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.
b) Ele prometeu experimentar, mas só
se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava
depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.
c) - Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter havido
algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana.
d) Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem” (Mateus,
cap. 4).
4. Escreva no seu caderno as orações
abaixo: do discurso indireto para o discurso DIRETO:
a) O delegado afirmou que suspeitava
de todos.
b) A esposa confirmou que seu marido
tinha estado em casa na noite anterior.
c) O rapaz garantiu que levaria as
compras para a mãe daqui a pouco.
d) O vizinho disse-lhe que não
queria que ele viesse mais ali, em sua casa.
e) A vítima pediu-lhe que ele
fizesse um favor. Ficasse calado.
f) O rapaz sussurrou que ele mesmo
sabia de tudo.
g) O garoto disse que sua mãe não
iria gostar de vê-lo com a aquela revista da Play boy.
5. Passe, no seu caderno, as orações
abaixo do discurso direto para o discurso INDIRETO:
a) O pai gritou: - Quero saber quem
fez essa bagunça aqui na sala?
b) A vendedora perguntou: - Precisa
de ajuda, senhora?
c) A cliente respondeu: - Não
preciso de ajuda, estou só de passagem.
d) A mãe ordenou: - Pare de
questionar, menino, e faça rápido o que eu lhe pedi.
e) Segundo o geólogo americano falou
“Por causa da ocorrência cada vez mais tardia do inverno, os flocos de neve não
mais dispõem do tempo necessário para se transformarem em gelo”
f) De acordo com o que falou William
Roberto Cereja “O Naturalismo é uma tendência que procura dar um novo
tratamento ao Realismo, atribuindo-lhe um caráter mais científico, com base nas
teorias que circulavam na época.”
g) Albert Einstein disse “A mente
que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.”
6. Leia o
texto abaixo e responda as perguntas.
No hospício, o doido telefona
para o corpo de bombeiros e avisa:
- Tá pegando fogo no hospício.
Rapidamente os bombeiros chegam
ao local:
- Onde é o fogo?
O doido:
- Vocês vieram tão rápido que
ainda nem deu tempo de botar.
|
a) Que tipo de discurso predomina no
texto acima?
b) Quais sinais de pontuação usados
para representar esse discurso?
c) Passe todo o texto para o
discurso indireto.
7. Leia o
texto abaixo e depois assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações.
O HOMEM TROCADO
O homem
acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há
uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
- Tudo
perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.
- Eu
estava com medo desta operação...
- Por
quê? Não havia risco nenhum.
-
Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E conta
que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca de bebês no
berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que
nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos.
Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua
verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera
explicar o nascimento de um bebê chinês.
- E o
meu nome? Outro engano.
- Seu
nome não é Lírio?
- Era
para ser Lauro. Se enganaram no cartório e...
Os
enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia.
Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O
computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
- Há
anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado
tive que pagar mais de R$ 3 mil.
- O
senhor não faz chamadas interurbanas?
- Eu
não tenho telefone!
Conhecera
sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
- Por
quê?
- Ela
me enganava.
Fora
preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não
fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:
- O
senhor está desenganado.
Mas
também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples
apendicite.
- Se
você diz que a operação foi bem...
A
enfermeira parou de sorrir.
-
Apendicite? - perguntou hesitante.
- É. A
operação era para tirar o apêndice.
- Não
era para trocar de sexo?
|
( ) Tudo na vida desse personagem só
acontecia o contrário, ou seja, coisas que não eram para acontecer.
( )
Esse texto apresenta a voz do narrador, do paciente e da enfermeira.
( ) Em maior parte o texto, ele é estruturado no
discurso indireto.
( ) Para indicar o discurso direto o autor do
texto utiliza-se das aspas e vírgulas.
( ) A única coisa que deu certo na vida desse
sujeito foi a sua operação, que ocorreu tudo como ele queria.
08.
Preencha no seu caderno o seguinte quadro, exemplificando com hipônimos ou com o
hiperônimo relativo ao grupo de palavras:
Hiperônimos
|
Hipônimos
|
AVE
|
|
gato, cachorro, cabrito, zebra
|
|
FERRAMENTA
|
|
PROFISSÃO
|
|
sardinha, pescada, salmão, dourada
|
|
FRUTAS
|
09.
Preencha as lacunas das frases com o hipônimo ou hiperônimo necessário para a
compreensão da frase.
a) Eles
estão muito felizes com o novo gato._____é muito brincalhão e
dengoso.
b) Meu
pai comprou um carro novo. O moderno _____tem tudo o que um carro de luxo tem.
c) O “Katrina”
deixou cidades inteiras arrasadas. O ____apareceu repentinamente e destruiu o
que estava pela frente.
d) Os
adolescentes adoram postar suas intimidades no facebook. A
________________
tem a
cada dia mais seguidores.
10 – Produção Textual:
Como devem ser as relações entre as pessoas e seus animais de estimação? 20 linhas
Pesquisa e postagem: José Evânio
Ilustração:
https://www.google.com.br
Coordenador do LEI II
Nessa atividade eu aprendi muita coisa legal.
ResponderExcluirJailson Silva
2°E
Poxa podia colocar as respostas n ?
ExcluirOlá john, na verdade esta atividade é direcionada aos alunos da escola Arsênio Ferreira Maia, e se colocássemos as respostas no Blog não daria certo.
ExcluirAs resposta são conferidas durante a correção.
Prof. José Evânio
Ericka Rhaiane e Inácia Kessya alunas do 2° ano E tarde.
ResponderExcluirNa nossa opinião a atividade elaborada pelo o professor Evânio foi especial para melhorar o nosso apredizado. ADOREMOS !
Ou melhor, ADORAMOS!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirmuito bom kkkkkkkkkk
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirneh sim
Excluirheheheee muito boom ;P
ExcluirNa nossa opiniao, achamos a atividade super legal, muito bem elaborada, e ajudou a nos compreender o capitulo melhor.
ResponderExcluirAdorei. E agente aprendeu muito bem.
Angelita, Rayanne Moura e Jerffeson.
2º E
legal kkkkkkkkkk.
ExcluirAchei essa atividade muito interessante, muito bem elaborada. *-*
ResponderExcluirItamara 2º B
Claro pegando as respostas por Bruna Kelly e que Bruna Kelly pegou por nós gênios Mikael Henrique Guedes da SIlva e Thales Lucas Costa
ExcluirMentira viu não peguei pelo de ninguem porque sou uma aluna muito inteligente, e ao contrario de pegar as respostas eu faço é ajudar as pessoas! Obrigada *-*
ExcluirItamara.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirFica a sua escolha, só falei a verdade kkkkkkkk :)
ExcluirVou chorar q eu fiquei emocionado com minhas respostas
ExcluirViiiiiiiiiiiiiiiiiixe só lamento, meus amigos vocês se acham kkkk
ExcluirEssa atividade de lingua portuguesa foi muito interessante. tivemos algumas duvidas, mas a Professora Silvia nos ajudou! Bruna & Danilo Alves. 2° B.
ResponderExcluirMentira vc pegou as respostas pelos gênios: Thales Lucas e Mikael Henrrique
ExcluirTa drogado é??
ExcluirA atividade da lingua portuguesa precisa de muita atenção, então essa atividade foi cansativa mas muito importante para nosso futuro...
ResponderExcluirEssa atividade serviu para aprendermos mais sobre a lingua portuguesa e os objetos diretos e indiretos
Dos alunos exemplares:
Thales Lucas e Mikael Henrrique.
Da melhor sala 2º "B"
É uma atividade muuuuito Legal :)
ResponderExcluir#CristianyKelly :)
> 2º ano "B"
Uma atividade muito interessante !! Gabriela Vieira 2º ano "B"
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirUma Atividade muito interessante com textos bem lúdicos e divertidos fazendo com que agente trabalhasse a mente com assuntos bem divertidos aprendendo melhor a língua portuguesa
ResponderExcluirLuana Uchôa 2°B=D
muito bom muito bommm gostei,gostei
ResponderExcluirLegal ;D
ResponderExcluirEzequias Riquel 2°B
Um cara esta esperando o lançamento do novo fiesta 2014 espero que chegue logo.....
ExcluirNa nossa opinião, foi muito legal, pois relembramos o asssunto do capítulo. Foi muito bem elaborado o exercício, e os textos...
ResponderExcluirWillenia, Lais Lima
2º 'B'
eu vou bebe agua de coco
Excluirpra mim tanto faz
gosto quando faz um buraquinho
e cada vez eu quero ++++
gostei muito muito muito mesmo, porque foi muito bom gostei gostei gostei gostei
ResponderExcluirGostei muito muito muito legal muito bom mais lega muito bom mesmo legal legal interenssante legal e um poquinho mais de legal
ResponderExcluirSamara 2º E
ResponderExcluiressa atividade ensinou a tirar algumas duvidas do capitulo.
Nadia- Thays Samara 2º E
ResponderExcluirEssa atividade esclareceu muitas dúvidas sobre a língua portuguesa,´ foram muito bem elaboradas e fáceis de responder. Foi fácil de resolver porque já tínhamos estudado esse assunto em sala de aula.
Valeu professor Evânio boa atividade, você está ensinando a verdadeira língua portuguesa, isso um dia agente vai precisar no futuro.
ResponderExcluirAMEI O CONTEUDO APRENDIR MUITAS COISAS ESTAVA MUITO OTIMAS AS PERGUNTAS PARABENS EVANIO PELO SEU TRABALHO QUE E SHOW.....
ResponderExcluirEDIMAELLY E DARLYNE 2°E
Gostei!!!
ResponderExcluirThalia
Tamires
2°E
É interessante essa atividade pois nela está incluída tudo aquilo que já estudei em sala, foi nessa atividade que consegui tirar algumas dúvida
ResponderExcluirNADIA 2º E
Nessa atividade eu aprendi muitas coisas que eu não sabia. Diógenes 2ºE
ResponderExcluirAs atividades foram bem elaboradas, o conteúdo está muito bom , fácil de compreender e o professor Evânio caprichou !
ResponderExcluirParabéns!
Tayná Farias e Darllan 2°E
Eu também gostei muito!!!
ResponderExcluirValeu professor Evânio boa atividade, vamos precisa um dia no futuro, tudo na vida temos que busca na dificuldade, ate conseguirmos valeu... 2º ano E
ResponderExcluirNessa atividade eu aprendi vários tipos de discursos hiperônimos e hipônimos, como fazer discursos indiretos e diretos, as formas de como fazer esse discursos.
ResponderExcluirAluno; Anderson Silva 2° E
"Posso dizer que meu conhecimento sobre discurso direto e indireto melhorou bastante com essa super atividade, muito legal na sala de informática com o professor Evânio." 2º E
ResponderExcluirA atividade de português serviu para reforça o que agente aprendeu nos últimos capítulos! Alex e Gerson 2° E
ResponderExcluirJefesson idiota
ResponderExcluirmeu filho você ta na aula de português e não sab escrever direito...
ExcluirConcordo
Excluirnão concorde pois minha opnião é unica.
ExcluirISTEIRA??? OQ FOI ISSO?
Excluiré verdade
Excluiracho que esse pessoal do 2° D estar se exaltando muito!!! não posso deixar que essa turma venha novamente fazer trabalhos no LEI
ExcluirQeum foi essa Baka??
ExcluirPOD SIM! ESPECIALMENTE SE FOSSE A SILVIA
Excluirsua vo otario
Excluirfoi mais uma aula interessante onde apredemos muito.
ResponderExcluirgostamos muito.
Elisângela Patricia. Nº08
Beatriz Brito. Nº04
2ºD
MUITO LEGAL E FACIL.
ResponderExcluirNILLYANNE
GABRIELA
2º ANO D
Ronison Lucas Lembra o Orochimaru :)
ResponderExcluirfoi Jeffeson idiota
Excluirvão se lasca
ExcluirE QUEM TA ESCREVENDO PARECE AQUELA COBRA SELESTE
ResponderExcluirpode mim dizer oque é 'Seleste' ? kkkkkkkkkkkk' Celeste talvez ....séria mais certo
ExcluirUma atividade muito legal, pois além de ser um programa interessante e diferente, ensina de um modo divertido. ;)
ResponderExcluir- 2° G
foi muito legal, me ajudou a entender melhor o conteúdo da matéria. Gostei da aula, foi uma coisa diferente, isso deveria acontecer com mais frequência.
ResponderExcluirVitória 2°G
foi muito interessante, nós se forsamos muito pra fazer a atividade.
ResponderExcluirdeveria ter mais vezes..
foi muito engraçado, agente aprendeu bastante..
Josiane, Amanda, Debora, brenda, fabio alexandre..
2° G
achei interesante pois contribui para eu melhorar no assunto,isso deveria acontecer mais vezes!
ResponderExcluir2°G
idiotas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluirah le lek lek lek lek lek {8}
ResponderExcluir2º g
girando, girando pro um lado
Excluiressa atividade foi bem legal
ResponderExcluirfernando e gressia 2 "G"
foi muito chato so perdi meu tempo
ResponderExcluirgostei muito pois consegui diferencia o discurso direto e discurso indireto!!
ResponderExcluirMarcelo Victor 2º G
eu aprendi o português melor
Excluir16-05-13
aki é 3ºD na raça!!!
ResponderExcluirbatatinha quando nace
ResponderExcluiresparama pelo chão
eu chonheço um menino
q se chama besinha,miojão
kkkkkkkkkkk
kkkkkkkk
kkkkkk
Muito Bom Aprendemos Muito Com Essa Atividade..
ResponderExcluirAlex N°:2
Anderson N°:5
2° F
ah atividade foi mt boa muityo enteressante e divertido!
ResponderExcluirFabiana e Izaiana
2° ano F
Foi ótimo. Ajudou a tirar muitas dúvidas.
ResponderExcluirLarissa e Aline 2º ano F
foi muito dificio mais foi bom
ResponderExcluirfoi sim
ResponderExcluirMuito Legal, Pois trousse muito aprendizado! :)
ResponderExcluirE.k'
booom
ResponderExcluirsó o Fiila's BrunaJK
ResponderExcluirESSE BICHO TÁ DESCONSIDERANDO O NEGO
ResponderExcluirESSE BICHO TÁ DESCONSIDERANDO O NEGO
ResponderExcluirkkkkk
ResponderExcluirmim respeite coroa
ResponderExcluir