Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ATIVIDADE





1.Classifique os adjetivos em uniforme ou biforme:
Alegre: Grande:
Triste: Bonito:
Alto: Magra:

2.Escreva as frases no masculino plural:
a) A aluna é aplicada.
B) Aquela cantora é excelente.
C) A moça é bonita.
D) A imperatriz é boa.

3.Dê o grau superlativo dos seguintes adjetivos:
Bom:
Feliz:
Rápido:
Cruel:
Magro:
Infeliz:
Veloz:

4.O Superlativo de Fino é:
a)Fininho
b)Finão
c)Finosinho
d)Finadissímo
e)Finíssimo



5.O aumentativo de Fruta é:
a)Fruto
b)Frutinha
c)Frutas
d)Frutona
e)Frutazona


6.O diminutivo de caixa é:
a)caixas
b)caixona
c)caixazona
d)caixinha
e)caixão




7.Copie o número do adjetivo correto.
a)Automóvel Novo - Automóveis Novos
b)Olho Azul - Olhos Azul
c)Caixa Preta - Caixa Pretas
d)Menino Magro - Menino Magros
e)Aluno Estudioso - Aluno Estudiosos

8.Copie a alternativa que possui adjetivo biforme.
a)Homem Forte
b)Menina Estudiosa
c)Homem Capaz
d)Mulher Contente
e)Aluna Inteligente


9.Relacione a 1ª coluna à 2ª:
1 - água de chuva     (    ) Fluvial
2 - olho de gato        (    ) Angelical
3 - água de rio          (    ) Felino
4 - Cara-de-anjo       (    ) Pluvial

Assim temos:


a) 1 – 4 – 2 – 3;
b) 3 – 2 – 1 – 4;
c) 3 – 1 – 2 – 4;
d) 3 – 4 – 2 – 1;
e) 4 – 3 – 1 – 2.


10 - Em algumas gramáticas, o adjetivo vem definido como sendo “a palavra que modifica o substantivo”. Copie a alternativa em que o adjetivo destacado contraria a definição.
a)  Li um livro lindo.
b)  Beber água é saudável.
c)  Cerveja gelada faz mal.
d)  Gente fina é outra coisa!
e)  Ele parece uma pessoa simpática.


11- Copie a alternativa incorreta quanto à correspondência entre a locução e o adjetivo.
a)  glacial (de gelo); ósseo (de osso)
b)  fraternal (de irmão); argênteo (de prata)
c)  farináceo (de farinha); pétreo (de pedra)
d) viperino (de vespa); ocular (de olho)
e)  ebúrneo (de marfim); insípida (sem sabor) 

            

12 - O plural de terno azul-claro, terno verde-mar é, respectivamente:
a) ternos azuis-claros, ternos verdes-mares.
b) ternos azuis-claros, ternos verde-mares.
c) ternos azul-claro, ternos verde-mar.
d) ternos azul-claros, ternos verde-mar.
e) ternos azuis-claro, ternos verde-mar.



13 - Escreva no caderno a alternativa em que o termo cego(s) é um adjetivo.
a)  “Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem aonde ir…”
b)  “O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…”
c)  “Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.”
d)  “Naquele instante era só um pobre cego.”
e)  “… da Terra que é um globo cego girando no caos.”


14 - Das frases abaixo, apenas uma apresenta adjetivo no comparativo de superioridade, copie-a.
a) A palmeira é a mais alta árvore deste lugar.
b)  Guardei as melhores recordações daquele dia,
c) A Terra  é maior do que a Lua.
d)  Ele é o maior aluno de sua turma.
e)  O mais alegre dentre os colegas era Ricardo.


15 - Faça no caderno o grau normal dos superlativos:
a)  macérrimo
b) tetérrimo
c)  minutíssimo
d)  personalíssimo
e)  feracíssimo


16 - Siga o modelo: modificação da paisagem – modificação paisagística
a)  água da chuva
b)  exageros da paixão
c)  atitudes de criança
d)  soro contra veneno de serpente


17 - Faça conforme o modelo: alma de fora – alma exterior
a)  imagem do espelho
b)  parede de vidro
c)  imposição da lei
d)  comprimento da linha



18 - O adjetivo está mal flexionado em grau:
a)  livre: libérrimo
b)  magro: macérrimo
c)  doce: docílimo
d) triste: tristíssimo
e)  fácil: facílimo


19 - Passe para o plural.
a)  borboleta azul-clara
b)  borboleta cor-de-laranja



20 - Leia:
 “… eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor…”
 

I.  No primeiro caso, autor é substantivo; defunto é adjetivo.
II.  No segundo caso, defunto é substantivo; autor é adjetivo.
III.  Em ambos os casos, tem-se um substantivo composto.

  
Marque:
 

a)  se I e II forem verdadeiras
b)  se I e III forem verdadeiras
c)  se II e III forem verdadeiras
d)  se todas forem verdadeiras
e)  se todas forem falsas



Produção Textual

O tema da redação do Enem 2015 será escolhido em meio a assuntos que rondam o cotidiano dos brasileiros: um dos temas prováveis: 

Falta de água: problema que se tornou comum a outras regiões, além do nordeste - (20 linhas)


Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

 


 


 
 

8 comentários:

  1. gostei das atividade... foram bem elaboradas.
    THALIA 2ºE

    ResponderExcluir
  2. samara pinheiro 2º ano "E"16 de maio de 2013 às 14:02

    adorei foi uma atividade bem alaborada
    e bem explicativa

    ResponderExcluir
  3. amei essa atividade pois tava muito facil e bem elaborada ta de parabens professor evanio......
    edimaelly 2°E

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO DA ATIVIDADE TAVA MUITO FACIL E ENCELENTE PRABENS PROFESSOR EVANIO PELA SUA CRIATIVIDADE....
    DARLYNE 2°E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal.gostei das atividades.
      Jailson Silva 2° E

      Excluir
  5. Gostei Muuuito! Me Ajudou Muito.

    Sidny Ribeiro 2°E
    Caique José 2°E

    ResponderExcluir
  6. gostei dessa atividade, por que fala dos graus superlativos,que nos ensina como faze-los, e tambem por que foi bem elaborada. Aluno: Anderson silva 2° ano E

    ResponderExcluir
  7. gostamos muito da atividade pois é uma grande revisao para a prova !!!
    alunos: joélio rodrigues e tamires lima
    2° ano E

    ResponderExcluir